Cuiabá, Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
INFERNO EM CHAPADA
10.09.2010 | 15h54 Tamanho do texto A- A+

Fogo está sem controle; 3 mil hectares já destruídos

Incêndio começou no domingo (5); faltam equipamentos para combater os focos de queimadas

Divulgação

Incêndio começou no domingo (5); faltam equipamentos de combate

Incêndio começou no domingo (5); faltam equipamentos de combate

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães segue pegando fogo. O incêndio, que começou no domingo (5), na região próxima à Comunidade São Jerônimo, no denominado Circuito das Cachoeiras, já consumiu boa parte da vegetação.

Dados não oficiais apontam que o fogo já teria se alastrado por 3 mil hectares, o que representaria 10% de toda a área do Parque Nacional, que tem 32.630 hectares.

Apesar da média, a analista ambiental do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Priscila Amaral, informou hoje que a proporção da queimada só será definida após o controle do fogo.

O vento forte, a vegetação seca e a alta temperatura são fatores que têm atrapalhado a operação de combate, sem previsão ainda de terminar.

"Ainda não temos como mensurar quantos dias de trabalho teremos pela frente, mas as condições não têm sido favoráveis. O fogo é misterioso: se em um dia não houver vento, por exemplo, pode-se combater o incêndio de forma quase total", explicou.

Atualmente, são 35 brigadistas do IMCBio, lotados no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, e nove brigadistas emprestados da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, que trabalham para tentar reverter o incêndio.

De acordo com Priscila, o apoio de outras unidades, como de Rondônia, tem sido essencial, já que a situação é de emergência.

Além dos brigadistas, chegou nesta tarde uma aeronave do Governo do Estado, que será responsável pelo lançamento de água. Estava previsto para que uma aeronave do ICMBio realizasse as ações, porém não foi possível.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Gerson  11.09.10 01h30
Por favor, alguém sabe se com estas queimadas, a Salgadeira está interditada ?
0
0
Lucas santos  11.09.10 01h06
Espero que o Ministério Público Federal e Estadual persiga o ICMBio por deixar pegar fogo no parque, afinal de contas o ICMBio é tão eficaz pra falar mal da SEMA mais não cuida do próprio umbigo e ainda tem as carretas que passam pelo portão do inferno e o ICMBio não faz nada. São um bando de bossais que deveriam ficar em salas sem ar condicionado e ganhando um salário minimo por mês para saber o que é preservação ambiental.
0
0
joao de deus  10.09.10 17h50
onde está o sr. Alexandre , chefe da SEMA? Claro! Esta ocupado fazendo campanha politica.
0
0